Na manhã desta terça-feira (23), o jornalismo da Rádio Popi FM, conversou com o Capitão Gubio e Suboficial Toledo (foto), da Marinha do Brasil. A capitania é responsável por 44 municípios do estado de Goiás e mais o Distrito Federal, orientou a população que utiliza o Lago da Serra da Mesa para lazer ou no período de pesca sobre a fiscalização no lago. O lago garante trabalho e é fonte de renda para condutores e operadores de pesca esportiva.
A Marinha do Brasil, intensifica as operações no Lago da Serra da Mesa, com objetivo de orientar os condutores de veículos náuticos, notificar ações irregulares e mesmo apreensão de equipamentos ilegais. Os equipamentos de condução manual, ou seja, remo, de acordo com orientação da Marinha podem circular normalmente sem implicações legais. Já os motorizados: barcos, navio, canoas, jet ski, lanchas, entre outros, são obrigados a ter registro na Capitania Fluvial da sua região. No caso de Uruaçu, na Capitania de Brasília-DF.
O Suboficial, Toledo, fez uma analogia sobre a documentação do equipamento: “O jet ski é igual uma moto. Se a pessoa tem um carro e comprou uma moto, esse veículo também precisa de documentação. A moto aquática (jet ski) não é um brinquedo, é uma embarcação muito perigosa. Por isso, ela precisa de registro e de condutor habilitado”.
Em relação à retirada dos flutuantes da Praia da Generosa, o Suboficial revelou que a função da Marinha do Brasil, é emitir os pareceres técnicos para a colocação sem influenciar na navegação e não oferecer risco aos banhistas. A partir do momento que o poder publico aprovou lei que torna o local, um lugar para a visitação de turistas e banhos, cabe a Marinha, convocar os flutuantes para refazer a documentação e obter novo parecer para recolocá-los de maneira a manter a segurança das pessoas. Apenas diante da recusa, os flutuantes serão notificados, poderão receber multa, serem lacrados ou apreendidos por estarem em local de banhistas.
Os interessados em regularizar a situação junto ao órgão responsável e ter a carteira de condutor amador ou motonauta, devem procurar um estabelecimento de treinamento náutico para fazer a capitação. Após, precisa procurar a Capitania dos Portos para fazer a prova e pagar uma GRU, de R$ 52,00, para receber a habilitação. Uruaçu recebe até o dia 30 de maio, o posto da Capitania Itinerante, com atendimento em horário comercial, no Colégio Bernardo Sayão.
Você pode acompanhar a programação da Rádio Popi em 104.9 FM, no site POPIFM.NET ou pelo Aplicativo Rádio POPI FM.