Na manhã desta quarta-feira (07), Sybelle Angela e Edmílson Almeida receberam no quadro Prevenção em Foco, do Popi Notícias, a psicóloga perinatal, Samla Rios (foto), para conversar sobre as mulheres vivem o período denominado ciclo gravídico puerperal, que é um processo fisiológico que gera mudanças físicas, psicológicas, sociais na mulher e é influenciado por inúmeros fatores como as alterações biológicas e as características socioeconômicas, além dos aspectos culturais, no qual ela está inserida.
A gestação consciente é fundamental para as mães, mulheres gestantes e mesmo as que planejam ter filhos. O projeto Mãe Que Cuida, de Uruaçu, atende mulheres gestantes e pós-parto, com equipe multidisciplinar com obstetra, assistente social, psicóloga e educadora social. Dentro do Mãe Que Cuida, existem outros projetos de apoio as mulheres, entre eles, destaque o curso Maternidade Consciente, que está na terceira edição com conteúdo amplo sobre a gestação: processo de amamentação, como melhor o sono do bebê, cuidados com recém-nascido e massagens em bebês.
Samla Rios, disse que a maternidade não é instintiva “Instinto é aquilo que a gente já nasce sabendo fazer. Ser mãe não, ser mãe a gente aprende”. Samla, também orientou as mulheres procurarem o posto de saúde e solicitar inclusão no projeto Mãe Que Cuida, que está com as portas abertas para atender as gestantes e seus familiares.
Você pode acompanhar a programação da Rádio Popi em 104.9 FM, no site POPIFM.NET ou pelo Aplicativo Rádio POPI FM.