Num ato, aparentemente, de violência policial, câmeras flagraram policiais militares agredindo torcedores do Goiás em um terminal de ônibus de Goiânia, no último sábado (9).
Com a força das agressões, o pm chega a quebrar o vidro da viatura com o rosto do torcedor. Em outro momento, por trás do torcedor, um pm começa a chutá-lo com intensa violência aparente e sem motivos possíveis.
Este caso ocorreu no dia em que o time esmeraldino jogou contra o Athletico Paranaense e ganhou por 2 a 1, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Em nota, a Polícia Militar analisou as imagens claras de violência como “possíveis excessos” e disse que abriu um inquérito e um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos.
Pelas redes sociais, diversas pessoas reclamaram da forma que o pm abordou os torcedores. Com isso, abriu novamente um debate crítico ao comportamento de certos policiais.
Confira a nota na íntegra:
“A propósito da solicitação de nota sobre o ocorrido no Terminal Vera Cruz, no dia 09 de julho de 2022, a Polícia Militar de Goiás informa o que segue: Foi planejado um reforço policial nos terminais com intuito de coibir crimes e vandalismo por parte de pessoas infiltradas nas torcidas organizadas dos clubes de futebol. Este trabalho é realizado em todos os terminais do transporte colevo que recebem grande fluxo de torcedores nos momentos que antecedem os jogos e posteriores a eles. Tão logo a Polícia Militar tomou conhecimento de possíveis excessos e/ou irregularidades, determinou a abertura de Inquérito Policial Militar e de um Procedimento Administravo Disciplinar para apurar as circunstâncias do fato. A corporação esclarece que não compactua com qualquer desvio de conduta praticado por seus membros e que o caso será apurado com o rigor devido”.