Na segunda-feira (10/7) moradores da cidade de Crixás, localizada a 125 km de Uruaçu, na região norte de Goiás, entraram em pânico ao ouvirem tocar o alarme de rompimento da barragem, Serra Grande (foto), que fica 1,5 km do centro de Crixás. Assustadas, as pessoas procuraram as vias de acesso para fora da cidade, o que, ocasionou filas de veículos em direção à zona rural do município, com relato de pessoas passando mal e acidentes ocasionados devido ao desespero dos moradores.
No portal da mineradora, existe um documento “Declaração de Condição de Estabilidade”, com data de 29 de março de 2023, que descreve inspeção em janeiro, deste ano. A documentação cita a categoria de risco baixo, mesmo que o potencial de danos seja alto, em caso de rompimento, devido ao volume represado em 87 metros de altura e 1.100 de comprimento.
Após o susto, a empresa emitiu nota oficial para esclarecer a população sobre o ocorrido
Informamos que, nesta segunda-feira, 10 de julho, próximo das 10h, houve o acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Serra Grande, localizada em Crixás (GO).
Lamentamos pelo acionamento equivocado do sistema de emergência e pedimos desculpas aos moradores de Crixás. Ressaltamos que a Barragem está segura e estável.
A empresa já entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido.
Também estamos apurando os motivos do acionamento indevido. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso canal de relacionamento 0800 72 71 500.
Você pode acompanhar a programação da Rádio Popi em 104.9 FM, no site POPIFM.NET ou pelo Aplicativo Rádio POPI FM.